Oportunidade de Geração de Energia Elétrica

Oportunidade de Geração de Energia Elétrica


Madeira

- A indústria da madeira é extremamente forte no Brasil e gera grande quantidade de resíduos que quando não reaproveitados são agentes de degradação ambiental e aumento do efeito estufa. Esses resíduos (cavaco, lenha, casca, serragem, maravalha, etc) são combustíveis potenciais para a geração de energia elétrica, tanto para o auto consumo, compartilhamento, e comercialização, além de promover o correto destino e devolução do Carbono retirado da atmosfera, ou seja - produção de energia elétrica RENOVÁVEL a baixo custo.

Casca de Arroz

- Resíduo da indústria de processamento de arroz que atualmente tem-se dificuldade em encontrar solução de descarte e pode ser facilmente transformada em energia elétrica. Há diversos casos já consolidados, Arroz Realengo, por exemplo.

Dejetos de Animais - Produção de Biogás

- Os produtores de animais, na sua maioria, precisam tratar os dejetos dos animais, antes de descartar seus efluentes. O tratamento pode ser através de um biodigestor, que tem como resultado o biogás. O biogás quando lançado na atmosfera aumenta o efeito estufa. O biogás pode ser queimado e transformado em energia elétrica. Fazenda Seis Amigos, por exemplo.

Secagem de Grãos

- Uma nova tecnologia de secagem de grãos (soja, milho, feijão, sementes, etc) está disponível no mercado para atender os produtores e beneficiadores. Esta tecnologia demanda o uso de vapor. É possível aproveitar este mesmo vapor, usado na secagem dos grãos, e gerar energia elétrica que pode ser consumida nos pivôs, para irrigação das culturas.

Redução de Pressão de Vapor na Indústria

- Alguns setores da indústria (laticínios, frigoríficos, papel e celulose, açúcar e álcool, madeira, alimentícia, etc) utilizam vapor como fonte de energia térmica. Cada processo produtivo demanda uma dada temperatura e por consequência, uma dada pressão de vapor. É possível tratar a pressão do vapor, equalizando / reduzindo, para adequar ao processo, e ao mesmo tempo produzir energia elétrica, a custo zero. Atualmente o rebaixamento da pressão do vapor é feito através de válvulas. A nossa proposta é substituir as válvulas, por turbinas, que tem o mesmo efeito no vapor, e ainda geram energia elétrica, à custo zero, trazendo economia à indústria.

Aproveitamento de Calor Residual

- Quando se faz uma avaliação da indústria em geral, é possível encontram uma série de processos que desperdiçam energia térmica, temperaturas (calor) que são lançados para a atmosfera e que podem ser reaproveitados e transformados em Energia Elétrica para o consumo próprio. Energia à custo zero. Um exemplo disso é a produção de carvão ativado, TOBASA, que lança para a atmosfera uma enorme quantidade de gases quentes que podem ser aproveitados na geração de energia elétrica.

Florestas Energéticas

- É possível a cultura de floresta (reflorestamento) com o objetivo de produzir energia elétrica para o autoconsumo ou a comercialização. Tecelagem Textil H Carvalho, por exemplo.

Autossuficiência em Energia Elétrica

- O preço da tarifa da energia, nos últimos 10 anos teve aumentos expressivos, superiores às taxas de inflação e de rendimento aplicadas no mercado financeiro. O setor de geração de energia nacional não apresentou nenhum investimento expressivo que possibilitasse equalizar a demanda de energia com a capacidade de produção, estamos à beira de um colapso de energia que só não ocorreu ainda devido à crise econômica, que reduziu o consumo de energia, mas que a qualquer sinal de reaquecimento sofrerá penalidades do setor. A autossuficiência permite ao industrial surfar à margem dessa bolha e ter segurança quanto ao insumo da energia elétrica e garantia do seu processo produtivo.

Resíduos da Industriais e da Agroindústria

- Os produtos da Solidda possibilitaram que pequenas porções resíduos combustíveis como madeira, cavaco, serragem, casca de arroz, caroço de azeitona, bagaço de cana, biogás proveniente de resíduos animais, estações de tratamento de efluentes, lixo, caroço de azeitona, casca de açaí, palha de coco, casca de amendoim, braquiária, capim elefante, sabugo e palha de milho, ou até mesmo sobra de energia que está sendo desperdiçada ou lançada para a atmosfera, promovendo o aumento do efeito estufa, fossem aproveitadas e transformadas em Energia Elétrica, insumo indispensável para qualquer que seja o processo produtivo.

Lixo

- Nova regulamentação de resíduos urbanos define o correto tratamento e destinação do Lixo Urbano, uma saída inteligente é o aproveitamento dos resíduos sem destino como reciclagem ou compostagem, para a geração de energia elétrica, que pode ser utilizada no próprio município, atendendo á escolas, creches, hospitais, espaços culturais, iluminação pública, etc.

 


Solicite agora mesmo sua cotação on line.
Atendemos todo Brasil. Nosso horário de funcionamento é: Segunda à Sexta-feira das 8h às 18h.